sábado, 8 de janeiro de 2011

Conceitos e preconceitos

Texto de Samara de Paula e Silva, estudante de Marketing


"Sabe a luta contra o preconceito? Como faz?
A palavra preconceito é comumente utilizada para estampar notícias que tratam de atos de hostilização (xingamento, ameaça, agressão física...) entre (seres) diferentes. Discordo. Hostilização não é preconceito. Explico – me:
Conceito é a opinião, ideia ou juízo que se faz de alguma coisa ou de alguém. Os conceitos são formados a partir do contexto em que são inseridos, portanto são influenciados por diversos fatores – culturais, psicológicos, éticos, etc. Exemplificando:
“Não gosto de tatuagens. Pra mim, os corpos são mais bonitos sem modificações. Além disso, acredito que não vale o risco de arrependimento nem a dor proporcionada.” --> Esse é um conceito. Uma opinião pessoal baseada em argumentos que fazem sentindo no contexto de vida daquela pessoa.

Analisando o termo preconceito considero o significado: ideia formada antecipadamente e sem fundamento sério ou imparcial. Deste modo, todos têm o direito de ter preconceitos, porém essa me parece uma atitude pouco inteligente já que não se procura aprofundar-se nos assuntos antes de formar uma opinião. Mas sim, você tem o direito. Exemplificando:
“Não gosto de tatuagens, portanto meu filho, nem ande com esse tipo de gente. Seu corpo não precisa disso, ele é bonito desse jeito. Além disso, tenho certeza que você vai se arrepender mais tarde.” --> Esse é um preconceito. Invasivo e possui argumentos parciais. É desrespeitoso com a opinião alheia e muitas vezes aparece “disfarçado de conselho” de uma forma bastante natural.
Agora, hostilização não tem a ver com preconceito. Tem a ver com intolerância. E intolerância tem a ver com incapacidade de convivência. Exemplificando:
“Quebrar uma lâmpada no rosto alheio porque não concorda com a sexualidade deste outro, ou com qualquer característica pessoal distinta das suas”. --> Isso é um ato de hostilidade causado pela incapacidade de convivência com o diferente. Intolerância.
Frente a uma atitude como essa, chego à conclusão de que essa pessoa sofre de sérias complicações mentais ou simplesmente lhe falta humanidade. O direito à intolerância de um não existe, pois fere o direito à liberdade do outro.
A luta não é contra o preconceito, é contra a incapacidade intelectual que eleva o nível de intolerância do homem, tornando-o cada vez menos ser humano."


Deseja publicar seu texto no blog também? Mande-nos um email : aaadoro@gmail.com

Nenhum comentário:

Postar um comentário